E-Consumidor PDF Imprimir E-mail
Seg, 27 de Fevereiro de 2012 00:00

Consumidor 1.0: Vendas Diretas, Feiras e Vendedores Viajantes.

Consumidor 2.0: Lojas Diversas, Ambulantes, Telefone e Televisão Analógica.

Consumidor 3.0: Internet.

Consumidor 4.0: Celular.

Consumidor 5.0: TV Interativa.

 

Com essa evolução tecnológica, o consumidor está descobrindo o seu poder, diminuindo o poder das empresas, pois eles têm mais acesso às informações sobre os produtos (também ao "boca a boca"). Já as empresas, estão tendo que se adaptar com diferentes conteúdos e formas para cada meio, uma vez que os consumidores ficaram mais exigentes com a cultura digital: o que eu quero, na hora que eu quero, onde e quando eu quero etc. Por outro lado, os consumidores se organizam por nichos, o que torna mais fácil atingir um público específico.

 

As marcas então precisam se engajar com os seus consumidores, envolvendo eles no processo, até mesmo, de marketing da empresa. Pois, atualmente, só 14% acreditam na publicidade tradicional e 69% gostariam de bloquear as publicidades, sendo que 10% influenciam o consumo dos 90% restantes.