Search Engine Optimization (SEO) PDF Imprimir E-mail
Ter, 28 de Fevereiro de 2012 00:00

SEO é também conhecido como "O erro do Google", ou ainda "A Burrice do Google". Em outras palavras, tornar o site amigável para ser "mais" buscável pelo Google. Para isso, é feita uma mesclagem entre tecnologia e editorial do site.

 

Os pontos positivos são: aumenta relevância do site, não é tão intruvisa, possui baixo custo e é atemporal. São pontos negativos: não garante um bom posicionamento, pode ser uma competição desonesta e é um trabalho para obter resultados a longo prazo. A base do SEO é a seleção de palavras relevantes para a empresa, como nos títulos, descrições e mapa do site.

 

Os títulos devem ser individuais, por páginas, evitando algo genérico, como página inicial ou home. As descrições nas meta tags devem ser bem específicas. O menu deve ser intuitivo, simples, evitando flash. Se possível, apresentar um "breadcrumb" (você está em...). Criar URLs amigáveis, com as palavras chaves na URL. O conteúdo deve ser coerente com a proposta e as palavras que se especificou.

 

Tudo isso para deixar o site nas primeiras páginas do Google. Pesquisas apontam que 99% não vizualizam depois da 4ª página de resultados. Um fator importante para estar bem colocado nos resultados é estar sempre atualizado, por isso, os sites dinâmicos estão na frente.

 

Atualizar é importante para acompanhar as mudanças do mundo de acordo com as novas necessidades, para parecer que o site está vivo, para dar motivos para os usuários retornarem, para ser mais fácil de ser achado pelos buscadores...