Search Engine Marketing (SEM) PDF Imprimir E-mail
Ter, 28 de Fevereiro de 2012 00:00

SEM é a forma de fazer marketing utilizando a comunicação digital. Esse setor ganha relevância com o rápido crescimento desse meio, que é o que mais cresce no Brasil. Crescimento esse que mudou a forma de interação com os veículos de comunicação: o número de pessoas atingidas pelas comunicações e o conteúdo produzido.

 

Nos anos 50, nos anos 90 e nos anos 2000...

Mass Media versus Web 2.0 Media...

 

E por onde começar a propaganda on-line? Primeiro, definindo o objetivo: levar tráfego ao site, gerar leads, informar determinado assunto, lançar algo, uma promoção, aumentar o número de cadastros, aumentar o número de vendas. Depois de definido esta parte, qual será a métrica que irá demonstrar o sucesso. As empresas podem fazer o trabalho internamente, com freelancers ou agências. Indica-se dar o "start" com uma agência.

 

Diferente da mídia gráfica, é possível medir tudo nas mídias digitais. Todo é possível, mas nem tudo pode ser adequado ao resultado que se espera. Saber se a pessoa viu seu anuncio, se clicou, o que fez no pós-clique etc. E tudo isso é mensurável, por isso, são outros modelos de negociação:

- CPM: custo por mil

- CPC: custo por clique

- CPD: custo por dia

- CPA: custo por aquisição

...

 

As opções de publicidade:

- Banners Tradicionais

- E-mail Marketing

- Patrocínio

- Publicidade em Newsletter

- Intervenções (Inpage)

- Intervenções com vídeo (Inpage ou Over the Page)

- Pop Up

...

 

Uma fuga para os banners com uma restrição de peso (kb) é o Rich Media, que possibilita muita criatividade. Porém, o mais utilizado são os Links Patrocinados: as respostas que foram compradas por uma empresa, para que cada vez que algum usuário buscasse por aquela palavra. Uma campanha de links otimizada deve ter:

- Um bom briefing

- Metas e objetivos definidos

- Reavaliações constantes de metas e objetivos

- Análise das concorrentes

- Foco

- Segmentos diferentes

- Testes em cada etapa

- Integração com algum Analytics

- Avaliações constantes

 

A grande vantagem dos links patrocinados (em relação ao SEO) são os resultados rápidos e pontuais.