Métricas, Mensuração e Otimização (MMO) PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Fevereiro de 2012 00:00

Antes de começar a verificar os números, é preciso entender que eles não falam nada sozinhos. Precisam de um contexto e interpretações. A internet pode fornecer informações relevantes para as análises da empresa, todos os passos do cliente podem ser monitorados. É possível conhecer melhor cada cliente e realizar uma monitoração amigável.

 

Métrica: de acordo com o dicionário, este termo ainda está associado com a poesia. Porém, no marketing, é a medição de um atributo de uma determinada ação. Através das métricas, a tomada de decisões deixa de ser empírica e passa a ser racional. As métricas podem ser feitas On Site ou Off Site. As medidas são dadas em KPI (Key Performance Indication). Existem métricas para visibilidade, influência e engajamento.

 

Mensuração: usa-se diferentes ferramentas para diferentes objetivos. Ou seja, mensura-se de acordo com o objetivo. A melhor mérica é aquela que comprove o seu sucesso. Para isso, existe o ROI (Retorno sobre o Investimento).

 

Otimização: realizar análises, interpretar os números e direcionar a ação. Análises gráficas tendem a ajudar o entendimento. Deve-se comparar sempre os mesmos objetos entre si e não com outros; comparar com seu histórico ou concorrentes. Deve-se acompanhar "realtime", pois essa é a grande vantagem do Marketing Digital.

 

WebAnalytics: é o processo de medição, coleta, análise e produção de relatórios de dados e interação com o objetivo de entender e otimizar o uso dos sites e páginas na internet. São medidos, basicamente:

- Visitas

- Visitantes únicos

- Tráfego

- Localização

- Novos Visitantes / Retornos

- Lealdade / Rejeição

- Páginas de entrada e saída

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