ESTUDO DE CASO: Natura PDF Imprimir E-mail
Ter, 13 de Março de 2012 00:00

Crise na Natura

 

1 - Por que a Natura entrou em crise?

A queda da Natura se deu por falta de modificações na sua linha de produtos, pelo não envolvimento com o cliente e com o aumento de produtos da concorrência, devido à abertura do Brasil para o mercado externo.

 

2 - O que as pesquisas apontaram?

As pesquisas apontaram que o preço dos produtos Natura eram altos, não possuíam novidades. Alémm disso, as consumidoras buscavam produtos para o cotidiano e tinham uma preferência pela biodiversidade brasileira.

 

3 - Por que a Natura comprou a Flora Medicinal?

A Natura comprou a Flora Medicinal para ter um rápido desenvolvimento da linha, uma vez que o Instituto já possuía as pesquisas (e patentes) que eles precisavam.

 

4 - Resuma os processos da crise...

O processo se resume em: identificação da crise, pesquisa de mercado para buscar uma solução, análise dos dados e identificação dos problemas, planejamento de ações para fazer as melhorias e investimento no que foi apontado.

 

5- Por que os produtos da Natura deram certo no exterior?

O produto daria certo no exterior porque venderia um conceito de Brasil e Natureza, Responsabilidade Social, e não mais uma produto. Foi isso que apontou as pesquisas de mercado feitas na Europa.

 

6 - O que a Natura aprendeu com a crise?

Todo esse processo, ensinou a Natura olhar constantemente para o mercado, buscando a satisfação dos seus clientes, estando sempre pronta para inovar.