HTML para SEO PDF Imprimir E-mail
Seg, 19 de Agosto de 2013 10:29

É importante ter noções de HTML para se fazer SEO, pois os buscadores irão fazer a leitura deste código para elencar os resultados e classificá-los. Também é importante para trabalhar mais livre e conhecimento na área.

Na linguagem HTML são duas as principais divisões: HEADER e BODY. Na primeira, estão as informações que vão "gerir" o site, como estilos de texto, cores, nome do site e meta tags. Na segunda, está o que o usuário irá visualizar.

No Header, não é indicado colocar as metatags (palavras-chave do site), pois os buscadores não as lêem. Somente o Bing lê, porém, ao usar as metatags, todos saberão quais são suas palavras-chaves, inclusive, a concorrência.

A tag "title" é a mais importante de todas. Este é o elemento que vai facilitar o posicionamento da página nos buscadores. Se o título tiver as mesmas informações que as palavras buscadas, melhor a colocação do site.

A tag "metadescription" também vai ser relevante para a busca. Uma descrição interessante pode gerar mais cliques. Tem que ser um texto bem escrito, uma redação publicitária.

Os subtítulos também são importantes, tanto para os leitores entender o conteúdo e otimizar a leitura, quanto para os buscadores que vão buscar nos títulos e subtítulos da página.

Use também tags de estilo de texto, como o <strong>. Os buscadores irão fazer uma leitura mais refinada nos trechos em negrito, pois significa que você quis colocar destaque. Um grande exemplo é o Wikipedia.

Ao inserir imagens, coloque o nome da imagem com palavras-chave de seu interesse. Não use códigos, números ou nomes ofencivos (como "foto-da-gorda04.jpg)... Além disso, os buscadores levam em conta o texto da página onde está a imagem, por isso, o conteúdo é importante.

Ao criar links, não faça um "clique aqui" ou "confira". Escolha uma palavra-chave, como "as fotos estão no site do Marcelo Tinoco". Além disso, faça sempre e muitos links externos. Ou seja, coloque links bons e confiáveis. Sua reputação vai ser definida também por quem você linka.

Outro ponto positivo é colocar uma nuvem de tags, desde que seja útil para o usuário.