Calda longa PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Outubro de 2013 21:23

Teoria de Chris Anderson: "a calda longa". Tudo começa com o Princípio de Pareto: 80% das consequências são de 20% das causas. Ou ainda, 20% ds clientes são responsáveis por 80% do lucro. O que ele vai dizer com isso é que:

 

80% do seu lucro vem de 20% do mercado. Que são os best sellers (mais vendidos).

20% do seu lucro vem de 80% do mercado. Que são os produtos mais comuns.

 

Estes 80% de mercado formam a calda longa. E o que essa teoria vai dizer? Que na internet isso não funciona. Pois os consumidores são globais, as prateleiras ilimitadas e os custos são reduzidos drasticamente. Por isso, voltando a regra:

 

80% do seu lucro vem de 80% do mercado. Ou mais! Que são os produtos mais comuns.

A calda longa pode ser infinita. Pois são infinitos os produtos que você pode vender.


É no final da calda que você vai encontrar os nichos e poder aumentar o seu lucro. São esses nichos que representam 80% do mercado online.


Para o SEO, então, temos: quanto mais genérico formos, vamos atingir 20% do mercado. Quanto mais específico você for, vai atingir 80% do mercado. 80% das palavras pesquisadas na internet são de pesquisas específicas.


Profissionalmente, fica uma dica: torne-se especialista em algo! E na sua especialidade, crie sua reputação.