Oportunidades do Mundo Digital

Palestra sobre as oportunidades do mundo digital: redes sociais e marketing digital.
Ministrada na Unidade Bom Retiro, da Faculdade Sumaré (outubro/2012).



Oportunidades do Mundo Digital PDF Imprimir E-mail
Sex, 19 de Outubro de 2012 07:00

(CONFIRA OS SLIDES)

 

 

COMO SURGIRAM AS REDES SOCIAIS

 

Definição: “conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social”, ou ainda, “qualquer forma de relação social (entre pessoas), que partilham valores e objetivos comuns”.

 

1933 / primeiros estudos de redes sociais

(com o psicólogo Jacob Moreno, pai da sociometria)

1967 / teoria dos 6 graus de separação

(o pesquisador Stanley Milgran faz um experimento com seus alunos)

1973 / laços sociais: fracos e fortes

(Mark Granovetter queria saber como as pessoas conseguiam emprego)

1990 / mundos pequenos e clusterização

(Duncan Watts, apresenta o grau de clusterização / número de Bacon)

 

Características:

- formada por pessoas (e somente pessoas)

- possui laços de união (capital social)

- possui uma configuração: centralizada / descentralizada / distribuída

 

CIBERCULTURA E COMPORTAMENTO ONLINE

 

Características:

- pós-modernidade (individualidade e liberdade regadas com a insegurança de não termos mais um grande líder, um conselheiro para nos guiar)

- público e privado (perda da referência entre o particular e o coletivo)

- espectralização (criamos uma identidade com nossos espectros)

- cibericonização (esvaziamento do conteúdo e automatização da informação). Focault vai dizer que a função desse novo modelo é “criar corpos dóceis e úteis ao sistema”

- glocalização (confusão entre o que é global e local; perda da noção de tempo e espaço; “velocidade zero” ou “movimento sem movimento”)

- interatividade (somos obrigados a interagir)

 

"quando inventamos o trem, inventamos também o descarrilamento. Quando inventamos o navio, inventamos também o naufrágio. Quando inventamos a internet... ???"

 

E como se comportar neste novo ambiente???

- fotos são registros particulares. Pense se você gostaria de ser visto naquele lugar, com aquelas pessoas... se a foto for em um lugar privado,

lembre-se que ele deixará de ser privado. A foto pode não ser comprometedora para você, mas pode ser comprometedora para as demais pessoas, como chefe,

professores, amigos, familiares...

- não exagere no número de fotos, separe-as em álbuns para facilitar a visualização! (imagine São Paulo sem nome de ruas e avenidas...)

- seja livre para agir, sempre sendo responsável pelos seus atos! Nas redes, o importante não é a ação e sim a consequencia... não seja anônimo!

 

PENSE!

- durabilidade dos dados

- replicabilidade do conteúdo

- buscabilidade na rede

- fora o entretenimento, oportunidades profissionais

 

USO EMPRESARIAL DAS REDES SOCIAIS

 

é preciso estar preparado para entrar nas redes sociais! Mas... como se preparar???

- defina o objetivo central da estratégia e um objetivo específico para cada mídia social

- pense em um avatar, lembrando que os usuários irão confundi-lo com um ser real e íntimo. Não demonstre superioridade, mas simplicidade e proximidade

- entenda qual linguagem deverá ser usada para a comunicação com o mercado. As conversas devem ser humanas, demonstrar sentimentos, elogios e apoiar os seus clientes (case: VISOU)

- crie suas contas com uma estratégia de lançamento. Seja cauteloso, não arrisque demais. Se for preciso, comece devagar, sem almejar grandes números no início

- monitore a interação da rede, faça métricas, obtenha números e torture-os, pois eles te dirão o que fazer e planejar. Saiba quem são as pessoas na sua rede!

 

PRINCÍPIOS DO MARKETING DIGITAL

 

Mídias: Com o passar dos anos, as mídias foram se fragmentando, atendendo públicos e formatos diferentes:

1970 / Jornais, Revistas, TVs, Rádio, Outdoors, Eventos.

1990 / Jornais, Revistas, TVs, TV a cabo, Rádio, Outdoors, Eventos.

2010 / Jornais, Revistas, TVs, TV a cabo, Rádio, Outdoors, Eventos, Webs, E-mails, Banners, Vídeo Streaming, Blogs, Podcasts, Vídeo Games, Internet Móvel, SMS, Instant Messenger, Redes sociais...

 

Estratégias:
- Marketing de Conteúdo (buscas)

- Marketing nas Mídias Sociais

- Marketing Viral

- E-mail Marketing e SMS

- Pesquisa online

- Monitoramento

- Propaganda online

 

Porque...

- custo / anúncios on-line são mais baratos que os de outros meios, podem ser atualizados a qualquer momento a um custo mínimo

- riqueza de formato / uso de texto, áudio, elementos gráficos, vídeos, jogos, animações...

- personalização e segmentação / o conteúdo pode ser personalizado de acordo com o público alvo

- possibilidade de interação / a publicidade pode interagir com o público alvo esperado

 

Tipos de site:
antes as funcionalidades do site eram prioridade. agora, o usuário é a prioridade.

- Estáticos / para atualizar é preciso mexer no código fonte

- Dinâmicos / possuem uma interface de gerenciamento

- Hotsite / temático, específico

- Blog / conteúdo despojado e mais interativo

- Promocionais / específico para uma promoção

- Sazonais / com curta duração

- E-Commerce / site de vendas

- Agregadores / específico para upload e download de conteúdo

- Rede Social / relacionamento e interação

- Animação / sites feitos em flash