Edição de imagens

Oficina de Edição de Imagens: photoshop, power point e paint.
Oferecido na ETEC Pedro D'Arcádia Neto, Assis/SP (outubro/2013).



Photoshop PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Setembro de 2013 20:37

O grande diferencial do Photoshop é a possibilidade de trabalhar em camadas! Além disso, uma variedade imensa de ferramentas para edição. Conheça um pouco o visual deste editor de imagens:

 

 

Área de trabalho (central)

Barra de propriedades (superior)

Barra de ferramentas (lateral esquerda)

Painel de cores, texto e camadas (lateral direita)

 

Ao abrir um novo arquivo, você tem duas opções:

- arquivos para web: sistema de cor RGB (Red Green Blue), resolução de 72 a 90 pixels, dimensões em pixel.

- arquivos para impressão: sistema de cor CMYK (Cyan Magenta Yellow Black), resolução de 200 a 300 pixels, dimensões em centímetros.

 

Para ambos, temos três opções de fundo:

- Branco (White)

- Transparente

- Cor de fundo (blackgroud) – você escolhe

 

Para salvar, você tem duas opções:

- Salvar: você gera um arquivo .pps (Photoshop). Para abri-lo, será preciso ter o programa instalado no computador. A vantagem é poder salvar as camadas separadas e continuar a edição depois.

- Salvar como: você escolhe o formato (jpeg, png, gif e tantas outros). Você também pode escolher a qualidade de salvamento, que vai determinar o tamanho do arquivo em Kbps ou MB.

 

Conheça as ferramentas do Photoshop:


 

Para saber mais: www.youtube.com/SquillDesign

 
Power Point e Paint PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Setembro de 2013 20:35

O Power Point é uma boa pedida para edição de imagens. Não é tão profissional como um Photoshop, mas pode quebrar um galho com seus efeitos prontos.

Com ele você pode ajustar a intensidade de cor (saturação) e o tom da cor (temperatura) de uma imagem, recolori-la ou alterar a transparência de uma de suas cores. Você pode aplicar à imagem vários efeitos de cor.

 

A saturação é a intensidade da cor. Uma saturação maior faz uma imagem parecer mais vívida, enquanto que uma saturação menor torna as cores acinzentadas.

Quando as temperaturas da cor não são medidas corretamente pela câmera, pode ser exibida na imagem um reforço da cor (excesso de uma cor dominando a imagem), fazendo com que pareça muito azulada ou muito alaranjada. Ajuste isso aumentando ou diminuindo a temperatura da cor para acentuar os detalhes da imagem e fazer com que ela pareça melhor.

Você pode aplicar rapidamente um efeito estilizado interno, como escala de cinza ou tom de sépia à imagem.

Você pode tornar parte de uma imagem transparente para mostrar melhor qualquer texto sobreposto a ela, para sobrepor imagens umas nas outras ou ocultar parte de uma imagem para obter ênfase.

Áreas transparentes em imagens são da mesma cor do papel no qual estão impressas. Numa tela eletrônica, como uma página da Web, as áreas transparentes são da mesma cor do plano de fundo.

Em uma imagem, você não pode tornar mais de uma cor transparente. As áreas que parecem ter uma única cor (por exemplo, céu azul), na verdade, podem ser compostas por um intervalo de variações sutis de cores. Portanto, a cor que você seleciona pode aparecer em apenas uma pequena área. É por isso que talvez seja difícil ver o efeito de transparência.

Em outro programa de edição de imagens, você pode tornar transparente mais de uma cor de uma imagem, salvar essa imagem em um formato que preserve a informação de transparência, como um arquivo PNG (Portable Network Graphics), depois inserir o arquivo no documento do Office.

 

Observações:

Para remover as alterações de cor e todos os outros efeitos aplicados à imagem, no grupo Ajustar, clique em Redefinir Imagem.

Você também pode adicionar outros efeitos, como o efeito artístico, sombras, reflexos e brilhos, ou pode alterar o brilho ou contraste da imagem.

Além destas dicas, você pode manipular imagens com camadas, mas para isso, irá precisar recortá-las no photoshop ou pesquisar no Google uma imagem já recortada, normalmente no formato PNG.

 

Paint

Embora muito básico, o Paint também possibilita grandes edições. Na verdade, sua especialidade é trabalhar com cores lisas e na criação de fundos. Mas se você souber casar o seu uso com o Power Point, terá ótimos resultados.

 

Saiba mais em: microsoft.com