(CONFIRA OS SLIDES)
História das mídias:
Redes Sociais são "qualquer forma de relação social (entre pessoas), que partilham valores e objetivos comuns". Sendo assim, pode-se considerar que elas surgiram na pré-história, com o homem das cavernas, que se reuniam para se esquentar, se proteger.
Porém, os primeiros estudos de redes sociais, são de 1933, com o psicólogo Jacob Moreno, pai da sociometria. Ele desenvolveu o grafo social que possibilitou entender como funcionam as redes e apresenta informações importantes delas.
Em 1967, Stanley Milgran cria a Teoria dos 6 Graus de Separação em um experimento com seus alunos. Foram 160 cartas enviadas para destinatários desconhecidos. Apenas 42 recebidas, com um grau de 5,5 cartas até o destinatário. No Facebook, esse número cai para 4,3 graus.
Em 1973, Mark Granovetter, querendo entender como as pessoas conseguiam seus empregos, chegou em dois tipos de laços: FRACOS e FORTES. Aprofundando esta teoria, surgiram os Mundos Pequenos, por Duncan Watts (1990), que apresentou o grau de clusterização.
As mídias sociais possibilitam a comunicação e a interação de pessoas. Ela presentifica a ausência. Assim como as redes sociais, surgiu na pré-história. Porém, com as novas mídias, o tempo de resposta da interação ficou muito mais rápido. Um acontecimento demora, em média, dois minutos para estar numa rede social e virar conhecimento para todo o mundo.
A internet, no início, era apenas utilizada para troca de arquivos via FTP. Até que começam a surgir formas de comunicação em tempo real entre os computadores da rede. Um dos pioneiros foi o mIRC (onde o usuário criava um nickname). Depois, o ICQ (que o usuário podia criar o seu próprio perfil, sua identidade virtual). A primeira rede social que se tem conhecimento é o SIXDEGREES, usada sem sucesso para provar a teoria dos seis graus de separação.
As características em comum:
- convivência caótica;
- complexas de se entender;
- temas especializados;
- tempo de vida indeterminado;
- reações incertas;
Por isso, geralmente uma rede social tem uma equipe curadora responsável pela sinalização, agregação, filtragem... Com essas novas ferramentas, as características humanas também são modificadas: "O homem inventou a ferramenta e as ferramentas recriam os homens" (McLuhan).
Um exemplo disso é: twittar estimula a liberação de ocitocina, diminuindo os níveis de cortisol e ACTH, associados ao estresse.
As principais redes sociais:
- blog;
- microblog;
- agregadores;
- redes sociais;
- messenger;
- grupos de e-mail;
- fóruns;
- wikis;
FACEBOOK
- 1 a cada 5 casais se encontram online;
- 3 a cada 5 casais gays se encontram online;
- 1 a cada 5 divórcios culpam o Facebook;
- um usuário médio tem 230 amigos;
- um usuário conectado recebe mais suporte emocional e compaixão do que se estivesse desconectado;
- não é possível ter outro usuário Mark Zuckeberg;
- a televisão atingiu 50 mi de usuários em 13 anos, enquanto o Facebook conseguiu o dobro em 9 meses;
TWITTER
- 21% dos usuários nunca atualizaram o perfil;
- 93,6% dos twitteiros têm menos de 100 seguidores;
- 5% dos usuários representam 75% de todos os tweets;
- Lady Gaga, Britney Spears e Justin Bieber tem mais seguidores que a população de Israel, Grécia, Chile, Coréia do Norte e Austrália;
- Bilgates conseguiu 100.000 seguidores em 8horas;
YOUTUBE
- Youtube é o segundo maior mecanismo de busca;
- Michael Jackson vendeu 100 mi de CDs. Justin Bieber, no Youtube, tem mais de 500 mi visualizações;
- quase 47 milhões de pessoas assistiram o comercial do VW Darth Vader, com uma criança que nunca viu Star Wars;
GOOGLE+
- Brasil é o 3 que mais acessa o Google+;
- o Botão +1 é clicado 5 bilhões de vezes por dia;
- em dezembro de 2011, o Google+ registrou um crescimento de 625 mil usuários por dia;
FLICKR
- todas as fotos de todos os jornais do mundo, publicadas durante 3 anos, não chegam perto do total de fotos no Flickr;
WIKIPEDIA
- se o Wikipedia virasse livro, teria 2,25 milhões de páginas e levaria 123 anos para ser lido;
Comportamento nas Redes Sociais:
No virtual, fazemos exatamente o que fazemos no real. Porém, é tudo divulgado com maior velocidade, abrangência, mobilidade... Fora o entretenimento, veja suas redes como oportunidades profissionais. No futuro, vai ser mais fácil uma pessoa trocar de nome do que apagar o passado digital fotos são registros particulares.
Com as fotos, pergunte-se sempre: gostaria de ser visto naquele lugar, com aquelas pessoas? Se a foto for em um lugar privado, lembre-se: ele deixará de ser privado! A foto pode não ser comprometedora para você, mas pode ser comprometedora para as demais pessoas.
Seja livre para agir, sempre sendo responsável pelos seus atos! Nas redes, o importante não é a ação e sim a consequência. Não seja anônimo! Controle suas comunidades e interesses, pois seus gostos podem mudar!
Lembre-se!
- durabilidade: quero para sempre esses dados na rede?
- replicabilidade: vai ser legal se alguém replicar isso?
- buscabilidade: vai ser legal se alguém encontrar isso?
- publicidade: quero tornar esta informação pública?
- amigabilidade: por mim, ok. Mas e para os demais?
- responsabilidade: vou me responsabilizar por isso?
Não queime o seu perfil real com o seu perfil virtual!
www.spokeo.com
www.123people.com.br
Agradeça a oportunidade de não sabermos juntos como lidar com as redes sociais.
É uma ignorância coletiva! |