Função dos Meios PDF Imprimir E-mail
Teoria da Comunicação I
Escrito por Cadu Xavier   
Seg, 08 de Outubro de 2007 00:00

Qual é a função, pra que servem os meios de comunicação na sociedade? Descobriram que os meios em si possuem funções: status, normas sociais e disfunção narcotizante. Os meios de comunicação nãos são autônomos. Em cada sociedade os meios são de diferentes funções: na capitalista uma e na socialista outra. No capitalismo, a função é o lucro! Apresenta outras funções: CONFORMISMO SOCIAL – diretamente ligado com a disfunção narcotizante e ao reforço de normas sociais. Visa conservar a sociedade para manter o lucro dos ricos e não ajudar os desfavoráveis. A democracia no capitalismo é escolher quem vai mandar; e BAIXAR O PADRÃO DO GOSTO POPULAR – os mass media prejudicam os gostos. Isso deriva ao fato de atingir ao maior número de pessoas (visando o lucro) deixando a linguagem mediana. Na verdade, mantém esse gosto popular que nunca foi bom. Mas há um paradoxo: sem o mass media, não haveria tanto conhecimento.

Há três condições para a massa atingir seu objetivo:

MONOPOLIZAÇÃO: sem uma contrapropaganda o público não contesta. Constroem-se consensos em cima de pessoas, meios, lugares “ele é o melhor médico”.
CANALIZAÇÃO: os meios de comunicação de massa não tiram gostos de uma pessoa, mas podem canalizá-los (modificá-los, fazer aderir a hábitos parecidos).
SUPLEMENTAÇÃO: Early adopters – os que experimentam o produto e ajudam na divulgação. Contato direto.

 

Diário Mackenzista

Cadu Xavier

Um jornalista Mackenzista!


Sou natural de Assis/SP, onde
estudei do Ensino Básico ao
Ensino Médio. Em 2006, fui
morar em Loppiano, na Itália,
pelo Movimento do Focolares.

Em 2007, fui morar em São Paulo
para estudar Comunicação Social,
na Universidade Presbiteriana
Mackenzie, onde, em 2011,
me formei Jornalista!